19 de março de 2013

Três meses de Paulo Barbosa (PSDB): ataque aos servidores, denúncias de corrupção, criminalização da pobreza e abandono da saúde

* Luiz Xavier e Tamiris Rizzo, pela direção municipal do PSTU Baixada Santista.

Paulo Barbosa (PSDB) elegeu-se prefeito em Santos no primeiro turno com 57% dos votos. Com o slogan “cuidar, inovar e avançar”, o tucano prometeu grandes melhorias sociais e respeito aos trabalhadores e à população mais pobre. Passado o período de promessas eleitorais, em apenas três meses de governo, Paulo já demonstrou a que veio: abandono da saúde pública, criminalização da pobreza e ataque aos servidores públicos, além de suspeitas de envolvimento em corrupção.

“Paulinho Paulada” contra os servidores!
Os servidores municipais de Santos já deram um carinhoso apelido ao novo prefeito: “Paulinho Paulada”. Não é por menos, Barbosa propôs aos trabalhadores um aumento salarial de 1,5%. Essa proposta não repõe sequer 25% da inflação do período.

Em debate promovido pelo SINDSERV durante a campanha eleitoral, no ano passado, Paulo Barbosa afirmou taxativamente: “Nossa intenção, sim, é dar aumento real ao servidor público, ou seja, acima da inflação... Para que o aumento possa ser pago pro servidor em fevereiro, ao contrário do que é feito atualmente”. Pois bem, depois da encenação teatral, tal como um trapaceiro engana sua vítima, “Paulinho Paulada” oferece 1,5% de aumento salarial aos profissionais responsáveis pelo serviço público municipal.

Paulo Barbosa envolvido em denúncia de corrupção!
O Conselho Superior do Ministério Público definiu, por unanimidade,  dar sequência aos dois inquéritos civis que investigam o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e o deputado federal Gabriel  Chalita (PMDB) por improbidade  administrativa e violação  de princípios. 

Segundo as denúncias, o prefeito e o deputado federal teriam cometido irregularidades quando comandavam a Secretaria de Estado da Educação. Um dos inquéritos investiga se Chalita e Barbosa teriam recebido presentes para favorecer empresas que mantinham contratos com a Secretaria Estadual. O outro apura possíveis irregularidades na execução do  contrato.

Infelizmente, até agora, a maioria da imprensa santista se cala frente às gravíssimas denúncias de corrupção que envolve o atual prefeito da cidade.

Criminalização da pobreza
Como já havíamos denunciado, uma das medidas de Paulo Alexandre, apadrinhado político de Alckmin, responsável pelo massacre do Pinheirinho, seria a criminalização da pobreza para beneficiar os ricos e aumentar ainda mais a especulação imobiliária. Nesta semana, o Governo Municipal já anunciou um pacote de medidas para "combater o crack". Leia-se, combater os usuários.

A exemplo de Eduardo Paes, na cidade do Rio de Janeiro, e de Fernando Haddad, em São Paulo, o prefeito de Santos afirma que estuda como opção a internação compulsória. Dentre as medidas anunciadas, que não incluem a ampliação de leitos para internação de pacientes em crise, está a aquisição de armas de eletrochoque, 300 sprays de pimenta, duas motos, duas viaturas e uma base móvel, dentre outros instrumentos repressivos para levar a cabo a política de higienização social defendida hoje tanto pelo PSDB quanto pelo PT.

Em uma triste ironia, o anúncio desse pacote de maldades contra os pobres acontece uma semana depois da condenação de três guardas municipais e dois guardiões cidadãos de Santos que torturaram uma moradora de rua em 2011. Ou seja, esta é a guarda municipal que irá conduzir a política de "combate ao crack" na cidade.

Altos salários para apadrinhados...
O prefeito (envolvido em grave denúncia de corrupção) “não tem” dinheiro nem para repor a inflação aos salários dos servidores, mas tem dinheiro de sobra para apadrinhar correligionários em cargos de confiança da prefeitura. De um dia para o outro, apareceram dezenas de “secretários adjuntos” e “coordenadores” com salários extravagantes. Fala-se inclusive, à boca miúda, que a sede de cargos e altos rendimentos do “staff” tucano parecem não ter fim, pois as brigas pela “fatia do bolo” no ninho tucano foram acirradas. Pior para quem paga a conta: os trabalhadores e o povo.     

O abandono da saúde pública e “favores” aos empresários 
Paulo Barbosa anunciou também, nesse início de ano, o adiamento da abertura do Hospital dos Estivadores por mais dois anos. Enquanto a população sofre (e morre) nas filas dos prontos socorros, o prefeito prepara a “terceirização” dos serviços prestados no futuro hospital, já que pretende repassar a gestão a entidades privadas.

Mas não acaba por aí o receituário tucano. Ao invés de investir na saúde pública, o “Paulinho Paulada” comprou, ao custo de milhões de reais, leitos na Santa Casa e na Beneficência Portuguesa. Curiosamente, o presidente da Beneficência é vereador da base aliada do governo e estava presente no anunciou oficial da “parceria”.

É preciso organizar a luta contra Paulo Barbosa (PSDB)! 
Na campanha eleitoral, o PSTU já tinha alertado: o tucano no poder certamente avançaria no desmantelamento dos serviços públicos, nos ataques aos trabalhadores e no uso indevido do dinheiro público. Em poucos meses, a verdade veio à tona.

Nesse momento, é fundamental o apoio aos servidores públicos em luta contra o arrocho salarial! Os servidores já iniciaram uma série de paralisações e podem ir à greve pelos seus direitos! O PSTU se solidariza com os trabalhadores e conclama todos os partidos de esquerda, sindicatos e organizações sociais a se somarem nessa batalha que é de todos! Todo apoio aos servidores municipais em luta!

Mas nossas tarefas não acabam aí. É preciso articular e unificar os movimentos sociais, sindicatos e lutadores numa ampla campanha de denúncia das políticas tucanas em Santos! A defesa da abertura imediata do Hospital dos Estivadores 100% público é um primeiro passo nesse sentido.
Junto a isso, é necessário uma ampla e transparente investigação do escândalo de corrupção que Paulo Barbosa está envolvido. Se ficar comprovada a culpa, é preciso garantir o afastamento imediato do cargo de prefeito e punição exemplar para “Paulinho Paulada”!

O PSTU defende também o fim “dos cargos de confiança” e dos altos salários de “coordenadores”, “secretários adjuntos” e “vereadores”!

É preciso com mobilização e organização derrotar o governo tucano em Santos! O PSTU estará a serviço dessa luta!

6 comentários:

Vamos imaginar, hipoteticamente, que o Luiz Xavier fosse eleito prefeito de Santos. Qual seria o título do texto: Três meses de Luiz Xavier (PSTU): Caos em Santos - Cidade não tem coleta de lixo há dois meses, epidemia de dengue supera todos os índices da história, prefeitura dá calote nos fornecedores e município não recebe recursos em razão do não cumprimento da lei de responsabilidade fiscal.

Ufa! É só uma hipótese.

Atenção moderador. Não apague o texto. Por favor, respeite a democracia.

O Problema que essa hipotese nao existe, não acreditamos nesse modelo existente ai... Não é simplismente trocar um pelo outro e sim trocar como se governa esse país. O governo do PSDB, passou ser uma coisa nas eleiçoes iludindo os trabalhadores, em toda a eleiçao Luiz Xavier colocou pq participamos das eleiçoes e não é o mesmo objetivo que o Sr. Paulo Alexandre governa. E agora depois de 3 meses coisa boa não aparece.
Não somos da mesma laia, deixaremos seu comentario para fomentar a discussao, nao vamos reprimir sua liberdade de expor sua opiniao, queremos com ela dialogar!

Aposto que você luiz Carvalho faz parte da corja do psdb por isso faz questão de defender corrupção e falta de comprometimento com o que fala. Assim como túnel em santos que eu aposto que não vai sair nesses quatro anos, para ele pode ludibriar o povo que esquece das coisas rápido e tentar a reeleição.

Claro, Luiz Carvalho, era evidente que iria defender Luiz Carvalho com calúnias e ofensas. Por que não tenta defender Paulinho Paulada com argumentos sólidos? Nós sabemos. Porque é impossível.

Excelente análise. Fiz uma parecida para o meu blog, deve entrar no ar no domingo. Usemos as redes sociais, as ferramentas que a internet nos apresenta, porque se depender da mídia comercial em Santos...

Querida Maria, era exatamente o que suspeitava: o PSTU não está preparado para assumir o poder. Nunca estará, graças a Deus. Agora, que laia você está se referindo? Vocês se sentem melhores que os outros? |Caro Marcelo, não faço parte de nenhuma agremiação política. Acredito que o cidadão deve, por si só, apresentar seus questionamentos e não simplesmente ampará-los ao partido A, B ou C. |Ao PSTU, não entendi a indignação. O texto de vocês (muito bem escrito, por sinal) está carregado de ofensas e calúnias, assim como foi a tônica da campanha eleitoral do PSTU. Agora paga de coitadinho. |E ao WAA, que não me citou, parabenizo pelo estímulo ao uso das redes sociais. Mas, utilizem com assuntos sérios e não com bobagens. (ponto final)

Postar um comentário