8 de março de 2016

Caos em Cubatão: demissões, falta de moradias e ataques aos trabalhadores  

Os trabalhadores de Cubatão, uma das cidades que mais produz riquezas e arrecada no estado de São Paulo, estão sofrendo com o desemprego, os baixos salários e a falta de moradias dignas.

Quem passa no centro de Cubatão já não se assusta com as constantes filas de trabalhadores à procura de emprego em frente ao PAT. O fato é que nos anos de crescimento econômico os donos das indústrias de Cubatão encheram os bolsos, e, agora, ao primeiro sinal de diminuição dos seus lucros, atacam com demissões em massa, destruindo a vida de milhares de famílias.

E os governos e a prefeitura da cidade não fazem nada para ajudar. Pelo contrário, estão com os grandes empresários contra os trabalhadores.

Fechamento da Usiminas e calote na refinaria
O maior exemplo dessa grave situação são as demissões em massa na Usiminas. Calcula-se que as demissões podem chegar a atingir 10 mil empregos diretos e indiretos. Isso representa um verdadeiro desastre para o povo de Cubatão e da região.

Os donos da empresa dizem que estão tendo prejuízo e por isso precisam demitir. Mas vejamos se é assim. Os dois sócios majoritários, a japonesa Nippon e a Italiana Techint, estão brigando, pois um quer comprar a parte do outro. É mole? Dizem que a empresa vai mal, mas querem comprar mais ações. A verdade é que a Usiminas já gerou e continua gerando muita riqueza. Era pública e foi entregue de mão beijada pelo governo para empresários, que desde então vem enchendo os bolsos e atacando os direitos dos trabalhadores. A prefeitura de Cubatão, o governo do estado de São Paulo e o governo federal não podem ficar assistindo ao fechamento da Usiminas sem fazer nada. É necessário adotar medidas imediatas para preservar todos os empregos na Usiminas e garantir sua reestatização! 

Outro caso de privatização que está gerando desemprego na cidade é a empresa MCE Engenharia SA, terceirizada da refinaria. A MCE era responsável por boa parte da manutenção na RPBC. A terceirização desse serviço, que deveria ser feito pela própria Petrobras, envolve contratos milionários, mas para os trabalhadores sobram os baixos salários e os calotes. A MCE, depois de ganhar muito dinheiro, agora diz que faliu. Está devendo os benefícios para os trabalhadores e até a rescisão dos demitidos não foi paga. Por isso, os mais de 200 trabalhadores da MCE entraram em greve. No último dia 3 de março, a empresa oficialmente anunciou o fim do contrato e deixou como legado o desemprego.

A Petrobras precisa se responsabilizar por esses trabalhadores e as terceirizações devem ser revertidas, gerando empregos dignos. A verdade é uma só: as terceirizações fazem mal a Cubatão e ao país. E se o governo Dilma e o Congresso nacional aprovarem o PL 4330 vai piorar ainda mais, pois vai liberar de vez a terceirização.

Até a prefeitura de Cubatão entrou na onda de terceirizar serviços. A Cursan, contratada para cuidar da limpeza dos órgãos públicos tem varias reclamações de que, além da baixa remuneração, atrasa o pagamento do salário e a entrega da cesta básica. A prefeita de Cubatão, Márcia Rosa (PT), poderia abrir concurso e contratar pessoal próprio para essas atividades, mas de novo vence a lógica de atacar os direitos dos trabalhadores e beneficiar empresários com contratos milionários.

A falta de moradia é culpa dos governos!
Os moradores de Cubatão ainda sofrem com o problema da moradia. Os moradores das comunidades da Serra do Mar há anos vêm sofrendo com o terrorismo da CDHU e do governador do estado de São Paulo, Alckmin (PSDB), que usam ameaças de remoção violenta para expulsar famílias de suas casas. Muitas receberam apartamentos com graves problemas de infra-estrutura nos bolsões e Rubens Lara (Casqueiro). Outras ainda esperam a sua vez e recebem um auxilio aluguel de apenas 400,00 reais (300 da CDHU e 100 da prefeitura) - insuficiente para alugar um imóvel compatível com os preços praticados na cidade.

A bola da vez é a comunidade da Água Fria. A CDHU quer expulsar os moradores de suas casas sem oferecer moradia para as famílias. Quer dar apenas o auxílio aluguel de míseros 400 reais. Na atual situação de crise e desemprego muitas famílias não vão conseguir honrar o seu aluguel e podem acabar na rua. Os moradores de Água Fria exigem que sejam entregues as casas. E para aqueles que já estão recebendo o auxilio é urgente o aumento do valor até as moradias ficaram prontos. A prefeita Márcia Rosa (PT) diz que a prefeitura não tem dinheiro, a CDHU do governo Alckmin também alega não ter verbas: nada mais falso, estamos falando do estado que mais arrecada no país e um dos municípios que mais arrecada em São Paulo.

Cadê o dinheiro da merenda seu governador?
E para completar o descaso com Cubatão não podemos esquecer-nos dos mais jovens. Aqueles que estão ainda se formando para mais tarde trabalhar, como os estudantes da ETEC Cubatão. Nessa escola não tem merenda. Enquanto o PSDB de Alckmin se afunda cada vez mais no escândalo do desvio de verbas da merenda escolar, na ETEC os alunos tem que levar marmita de casa para almoçar. Cadê o dinheiro da merenda governador? E não é só a ETEC Cubatão, a maioria das escolas Técnicas do estado não tem almoço. Será que não daria para colocar almoço nas escolas se parassem de desviar o dinheiro?

O caminho é a luta!
A receita adotada pelos governos Dilma (PT), Alckmin (PSDB) e Márcia Rosa (PT) é a de jogar a conta da crise nas costas dos trabalhadores e do povo pobre, em benefício dos grandes empresários e dos poderosos. Por isso, lançam mão de demissões, cortes de verbas para as áreas sociais, terceirizações, ataques aos direitos, falta de investimento em moradia, etc.

Sendo assim, não dá pra confiar nesses governos dos ricos e poderosos. Os trabalhadores de Cubatão, principalmente os operários, precisam resistir e construir seu próprio caminho. Os trabalhadores da Indústria Mabe de Campinas e Hortolândia deram um excelente exemplo. Os patrões demitiram em massa e os operários responderam ocupando as fabricas contra as demissões e pelo pagamento dos direitos.

É hora de unir os trabalhadores de Cubatão e lutar. Para barrar os cortes de direitos, as demissões e conquistar moradias dignas. É preciso estatizar as empresas que demitem; acabar com as terceirizações e por pra fora todos que estão no poder de mãos dadas com os patrões: Dilma, Cunha, Aécio e o congresso nacional. Os trabalhadores devem construir um governo sem corruptos e sem patrões. É hora dos trabalhadores de Cubatão construírem o seu próprio partido na cidade, um partido Operário e Socialista.

Venha construir um partido socialista e revolucionário, entre em contato com o PSTU em Cubatão: Gabriel (13) 981687588.

0 comentários:

Postar um comentário